quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Começando o tanque Stug III G

Nos próximos "posts" irei montar o tanque alemão da II Guerra Mundial Stug III G.
Escolhi um modelo diferente de todos os outros pelo fato deste usar muitas dobras ao invés de partes. Neste modelo não há parte estrutural interna do tanque, as instruções são vagas, mas o modelo em si é muito bem detalhado.
Um pouco da história do Stug III G.
Stug 3 - Tanque de combate pesado, foi um dos tanques mais fabricados pela Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial. Baseado nos chassis do Panzer III, eram equipados com canhões leve para apoio da infantaria, depois de passar por modificações no canhão, ele foi apelidado de caçador de tanques. Não tinha torre rotativa, era de custo inferior em relação a outros tanques fabricados mas era muito eficiente, na série G possuía uma blindagem superior e um perfil mais baixo. Até o fim da guerra foram produzidos aproximadamente 10.5000 unidades pelos alemães. (fonte Wikipedia). Algumas fotos do Stug III retiradas do site http://www.williammaloney.com/Aviation/CanadianWarMuseum/Sturmgeschutz/index.htm.




O link para download do modelo que estarei montando é este http://www.megaupload.com/pt/?d=GI14H97A. Abaixo foto da capa do modelo em questão.

Não sei o nome da editora deste modelo. Ele está na escala 1:35, mas como não usaremos o modelo original que se encontram impresso em um papel de dimensões diferentes do A4 que normalmente usamos em casa, ele acabará ficando menor que o modelo original resultando em uma escala diferente, quando terminado tentarei medi-lo e enquadrá-lo em uma escala se possível.
Dica: Quando for imprimir este modelo, não faça nenhum redimensionamento para usar a maior área nas partes superior e inferior da impressão, afim de evitar que o modelo fique distorcido e impossível de montar. Cuidado ao usar o Microsoft Office Picture para imprimir em modo foto como mostra a seguir.

Note que neste caso faltarão as partes próximas as bordas esquerda e direita, praticamente inutilizando a impressão. Abaixo a forma que usei para imprimir.

Para conseguir um pouco mais de espaço, reduzi as bordas laterais esquerda e direita deixando 5 cm de cada lado.
O modelo tem 8 páginas no total, das quais 7 tem partes necessárias para montagem e são obrigatória as suas impressões. Por este motivo chamei a atenção na hora de imprimir este modelo afim de evitar desperdício de papel e tinta, além do nosso tempo quando mais a frente veríamos que não será possível terminar o modelo.
Até a próxima postagem....

Um comentário:

  1. Cara parabéns pela iniciativa, o blog está muito bom!
    Serve tanto pros iniciantes quanto pros mais experientes pois adianta algumas dificuldades dos modelos que geralmene só descobrimos na hora de montar.

    Vlw!

    ResponderExcluir