sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Montando a Estrutura

Com as folhas impressas na mão vamos seguir em frente.

Acima estão impressas as folhas da esquerda para direita, instruções, folha das lagartas, folhas das rodas, folha da parte superior, folha da parte inferior e folha da estrutura.
Vamos começar com a folha de estrutura, logo você já vai aprender a identificar uma das convenções utilizadas neste modelos, além de algumas dicas que podem ser o não seguidas por quem está montando, vou seguir uma ordem que para mim parece ser a mais correta, mas isso não quer dizer que você não possa seguir outro caminho. O ideal é sempre cortar a peça e colá-la no local, não corte todas as peças porque você vai se perder.

Na foto acima na folha de estrutura verificamos que há presença de dois asteriscos lado a lado o que significa que esta folhas devem ser mais grossas, neste caso é suficiente mais uma folha colada na parte de trás destas partes.
Primeiro vamos cortar as partes da estrutura para ficarem mais fáceis de colar a segunda camada, você pode achar que é mais fácil colar uma folha inteira atrás desta, mas asseguro que não é o melhor caminho.

Perceba que não cortei corretamente nas linhas e sim com sobras nas laterais das partes.
Então pegue uma das partes passe cola e espalhe bem, você pode usar o auxílio de um pedaço de papel com a parte de espalhar plana para facilitar esta tarefa.

Depois de espalhada a cola pegue uma folha da mesma que usou nas impressões e cole esta parte nela, fique atento para organizá-las de forma que todas caibam na mesma folha para que você não tenha gasto extra com outra folha que será inutilizada nesta tarefa.

Acima todas as partes estão coladas nesta outra folha, após seca, vamos cortar corretamente as peças, você pode usar a tesoura ou o estilete depende da sua habilidade com determinada ferramenta.

Vamos agora montar a parte estrutural deste modelo, ela vai manter o modelo mais firme permitindo que as outras parte sejam coladas corretamente.

Vamos separar as primeiras partes a serem fixadas que são a 1P, 1L, 2 e 3 e vamos colá-las como está abaixo.

Depois unimos a última.

Você percebe que há cores estranhas no meu modelo, mas para que não fique dúvidas o que aconteceu aí foi que usei folhas de um modelo que havia perdido o interesse de montar é já estava impresso em um dos lados, então as cores que aparecem nas partes internas deste modelo devem ser desconsideradas.
Após secar vamos colar mais uma parte a nº 5, nela você terá que fazer uma dobra, então usaremos a técnica de vincar para facilitar a dobra evitando que a parte amasse. Usando uma régua coloque ao lado da linha de dobra e passe a caneta sem tinta, ou outro objeto que possa marcar por pressão esta linha de dobra tornando-a mais fraca na hora da dobra.

Depois dobramos ela para colarmos em seguida.

Agora vamos colar no local, acompanhe sempre a instruções contidas no modelo. Abaixo você vê a parte colada no local correto.

Agora a próxima parte a nº 6, não esqueça de vincar as linhas de dobra antes de dobrá-las e deixe-a como na foto abaixo.

Abaixo a parte colada na estrutura.

A próxima parte e nº 4 que é um pouco chata de fixar por causa da parte de baixo onde ela se junta na estrutura, então cole em cima primeiro deixe secar e depois cole a parte de baixo onde ela se aproxima da parte nº 6.

Abaixo a parte n° 4 fixada na estrutura.

Agora falta a última parte a ser fixada a nº 7 que é muito simples e vai fechar a parte debaixo da estrutura, basta acompanhar as linhas verticais na base do modelo.

Agora que terminamos está parte, a estrutura deve ser exatamente igual as fotos a seguir.

Até a próxima postagem quando faremos outra parte deste tanque.

Começando um modelo SdKfz 265

Gostaria deixar claro antes de mais nada que não sou nenhum "expert" em papercraft, apenas mais um que começou neste hobby por acaso em meados 2006, naquela época estava procurando modelos de plástico para comprar e iniciar no plastimodelismo, hobby que eu sempre admirei e foi quando me deparei com um site que continha modelos de tanques, navios, aviões, etc. porém todos feitos de papel. Desde então comecei a montar modelos comerciais de editoras polonesas, russas e tchecas porém montando os modelos pirateados encontrados na Internet e livremente distribuídos entre sites e na rede Ed2k, porém não recomendo a ninguém que utilize modelos piratas e sim que comprem seus modelos de forma correta.
Nesta montagem que vou fazer utilizarei de um modelo da ModelCard, bem antigo provavelmente dos anos 90, procurei um link para compra do mesmo e também do própria editora mas não encontrei para vincular aqui, se você não se sente a vontade em baixar este modelo pirateado e acompanhar a montagem peço que abandone este blog.
Quero ressaltar que como não sou um "expert" estou suscetível a cometer erros, mas que caso ocorram contornarei os mesmos nas postagens posteriores.

SDKFZ 265

Clicando na imagem ao lado você será redirecionado para o megaupload para prosseguir no download deste modelo que contém a capa, descrições do modelo em polonês, folha de instruções e cinco folhas de peças. Recomendo imprimir as folhas de peças em impressora jato de tinta com qualidade fotográfica em papel no tamanho A4 gramatura 180g, sem redimensionamento e também imprimir a folha de instruções que pode ser impressa em uma folha de sulfite comum.
Até a próxima postagem.......


Continuando....

Continuando, ficou faltando falar de três outras ferramentas, uma muito importante e que não podia ter passado que é a pinça, as canetas hidrocor ou as retroprojetoras (opcional) e o verniz para papel ou verniz fosco automotivo (opcional).

PINÇA

As pinças podem ser de filatelia que são mais longas e mais firmes facilitando na hora de colar uma peça em um lugar de pouco espaço, mas também pode-se usar as de retirar cílios, eu uso uma de cílios aqui e outra usada na manutenção de computadores e ambas principalmente a de cílios dão conta do recado.

CANETAS HIDROCOR E RETROPROJETORAS

Não é obrigatório o uso destas canetas porém muitas vezes usa-se elas para esconder a cor branca que aparece nas bordas do modelo. Então passa-se a caneta de cor semelhante a peça do modelo nestas bordas para esconder melhor a emenda do modelo, pode-se usar também o lápis de cor.

VERNIZ

O verniz não é obrigatório porém recomendo o seu uso ao fim da montagem do modelo, ele fará com que a poeira não se fixe no papel facilmente e manterá ele mais resistente a humidade além de dar uma aparência muito melhor ao modelo, realçando as cores em determinadas situações. Vale lembrar que ele não é uma solução definitiva para a proteção do modelo e não confie nas proteções solares contidas em alguns dos vernizes, o ideal e manter dentro de uma estante com porta de vidro para que possamos apreciar o modelo e evitar que se tenha que limpá-los o que se não for feito com jato fraco de ar resultará em danos ao modelo a curto prazo.

Até a próxima postagem....

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

O que é preciso para começar?

Primeiramente precisamos de ter em mãos as ferramentas necessárias para montarmos o modelo. Essas ferramentas são muito simples e não requerem de imediato grandes investimentos.

TESOURA
Você pode usar uma tesoura qualquer mas de bom corte, eu mesmo uso uma de cortar cabelo.

ESTILETE
Você vai precisar de um estilete para auxilia-lo nos cortes internos de determinadas peças, inicialmente você pode usar estiletes de marcas baratas e futuramente adquirir estiletes que movimentam a ponta acompanhando o corte facilitando a precisão e a perfeição do mesmo, eu particularmente uso os baratos mesmo.

LOCAL
Você vai precisar também, além de um local iluminado e confortável de uma mesa e uma base para corte que prolonga a vida das lâminas do estilete e protege o móvel de arranhões, eu nunca comprei uma base de corte, então acabei usando uma tampa velha de um gabinete de computador que não é o ideal porque é rígido e acaba rapidamente com os meus estiletes, mas serve bem para o meu propósito.

COLA
Um dos principais itens na minha opinião, e mais uma vez não tem nenhum segredo mas recomendo cola liquida Cascorez de rótulo azul, a mesma usada para biscuit. Eu uso ela pura, outros preferem dilui-la em partes iguais com agua, outros preferem cola em bastão, isso vai muito de cada um, faça experiências se achar necessário e encontre o equilíbrio para você, mas insisto cola pura resolve.

RÉGUA
Importante para auxiliar nos cortes retos com o estilete e para vincar as dobras com o auxilio da caneta sem tinta ou chave de fenda.


PAPEL

No caso da compra de modelos comerciais importados, os mesmos virão em papel adequado com gramaturas corretas para as peças e alguns modelos ainda contam com peças extras de metal por exemplo que podem ser adquiridas separadamente para acrescentar detalhes e maior beleza ao modelo. No meu caso como monto poucos modelos e estes modelos já estão praticamente fora de comercialização por serem muito antigos, eu acabo optando por imprimir as cópias destes originais conseguidas facilmente pela rede mundial de computadores na minha impressora doméstica, atentando para imprimir com qualidade fotográfica mesmo sabendo que o papel que uso na minhas montagens não é fotográfico e que os mesmo ficarão com qualidade inferior aos originais, mas não menos interessantes. Mas uma vez ressalto que não recomendo a pirataria e nem o uso do modelos comerciais escaneados, se você gostou muito de um modelo e se sente a vontade para montá-lo sugiro que tente adquiri-lo importando-o corretamente.
A gramatura dos papeis que uso na impressão dos modelos é de 180g no tamanho A4 e de cor branca, não uso papel de menor gramatura (espessura) porque acho que os modelos não ficam com aspecto sólido, estes papeis são facilmente adquiridos em grandes papelarias em pacotes de 20 e 50 folhas normalmente.

DIVERSOS
Precisamos também de outras ferramentas para propósitos diversos, como pregadores, pequenas piranhas de cabelo, caneta sem tinta, chave de fenda entre outros que você mesmo vai descobrir qual e de que melhor forma lhes servem. As pequenas piranhas de cabelo e pregadores servem para manter unidas peças que acabaram de ser coladas, mantendo-as no lugar em quanto secam. A caneta sem tinta serve para vincar a peça facilitando na hora de executar a dobra além de servir para fazermos a curva no papel comprimindo a caneta contra o papel até enrolarmos o mesmo. A chave de fenda serve também para vincar porém não se pode usar de muita força para não arranhar a tinta impressa no modelo.

Tudo o que foi citado acima será demonstrado no momento certo quando iniciarmos a montagem do tanque da 2ª Guerra que selecionei como exemplo.
O mais importante do que é preciso para começar é: PACIÊNCIA

Até a próxima postagem.