quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

O que é preciso para começar?

Primeiramente precisamos de ter em mãos as ferramentas necessárias para montarmos o modelo. Essas ferramentas são muito simples e não requerem de imediato grandes investimentos.

TESOURA
Você pode usar uma tesoura qualquer mas de bom corte, eu mesmo uso uma de cortar cabelo.

ESTILETE
Você vai precisar de um estilete para auxilia-lo nos cortes internos de determinadas peças, inicialmente você pode usar estiletes de marcas baratas e futuramente adquirir estiletes que movimentam a ponta acompanhando o corte facilitando a precisão e a perfeição do mesmo, eu particularmente uso os baratos mesmo.

LOCAL
Você vai precisar também, além de um local iluminado e confortável de uma mesa e uma base para corte que prolonga a vida das lâminas do estilete e protege o móvel de arranhões, eu nunca comprei uma base de corte, então acabei usando uma tampa velha de um gabinete de computador que não é o ideal porque é rígido e acaba rapidamente com os meus estiletes, mas serve bem para o meu propósito.

COLA
Um dos principais itens na minha opinião, e mais uma vez não tem nenhum segredo mas recomendo cola liquida Cascorez de rótulo azul, a mesma usada para biscuit. Eu uso ela pura, outros preferem dilui-la em partes iguais com agua, outros preferem cola em bastão, isso vai muito de cada um, faça experiências se achar necessário e encontre o equilíbrio para você, mas insisto cola pura resolve.

RÉGUA
Importante para auxiliar nos cortes retos com o estilete e para vincar as dobras com o auxilio da caneta sem tinta ou chave de fenda.


PAPEL

No caso da compra de modelos comerciais importados, os mesmos virão em papel adequado com gramaturas corretas para as peças e alguns modelos ainda contam com peças extras de metal por exemplo que podem ser adquiridas separadamente para acrescentar detalhes e maior beleza ao modelo. No meu caso como monto poucos modelos e estes modelos já estão praticamente fora de comercialização por serem muito antigos, eu acabo optando por imprimir as cópias destes originais conseguidas facilmente pela rede mundial de computadores na minha impressora doméstica, atentando para imprimir com qualidade fotográfica mesmo sabendo que o papel que uso na minhas montagens não é fotográfico e que os mesmo ficarão com qualidade inferior aos originais, mas não menos interessantes. Mas uma vez ressalto que não recomendo a pirataria e nem o uso do modelos comerciais escaneados, se você gostou muito de um modelo e se sente a vontade para montá-lo sugiro que tente adquiri-lo importando-o corretamente.
A gramatura dos papeis que uso na impressão dos modelos é de 180g no tamanho A4 e de cor branca, não uso papel de menor gramatura (espessura) porque acho que os modelos não ficam com aspecto sólido, estes papeis são facilmente adquiridos em grandes papelarias em pacotes de 20 e 50 folhas normalmente.

DIVERSOS
Precisamos também de outras ferramentas para propósitos diversos, como pregadores, pequenas piranhas de cabelo, caneta sem tinta, chave de fenda entre outros que você mesmo vai descobrir qual e de que melhor forma lhes servem. As pequenas piranhas de cabelo e pregadores servem para manter unidas peças que acabaram de ser coladas, mantendo-as no lugar em quanto secam. A caneta sem tinta serve para vincar a peça facilitando na hora de executar a dobra além de servir para fazermos a curva no papel comprimindo a caneta contra o papel até enrolarmos o mesmo. A chave de fenda serve também para vincar porém não se pode usar de muita força para não arranhar a tinta impressa no modelo.

Tudo o que foi citado acima será demonstrado no momento certo quando iniciarmos a montagem do tanque da 2ª Guerra que selecionei como exemplo.
O mais importante do que é preciso para começar é: PACIÊNCIA

Até a próxima postagem.

Um comentário:

  1. Valeu mesmo!
    Tirou muitas duvidas que eu tinha...
    Sou um "viciado" em papercraft e ,além de montar modelos mais complexos,ainda sim sou um iniciante!
    Obrigado pela boa vontade!!!

    ResponderExcluir